logo Paróquia

Quem-Somos

       Ao longo da sua existência, a Paróquia São Miguel procurou sempre estar em sintonia com as normas da Mitra no tocante às decisões administrativas e financeiras. Buscando manter suas atividades, a comunidade sempre tentou uma organização sólida e recursos financeiros adequados que favorecessem o funcionamento de todos os seus setores.

  • Construção da nova Igreja Matriz São Miguel e sua inauguração no dia 29 de setembro de 1979, pelo arcebispo Dom Vicente Scherer, após uma década de lutas e sacrifícios para a sua construção.
  • Criação da diocese de Novo Hamburgo, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre em 23 de fevereiro de 1980. O primeiro bispo da diocese foi Dom Aloisio Sinésio Bohn.
  • A Diocese decide construir o Seminário Diocesano em Dois Irmãos, nas terras da Paróquia, e uma comissão foi constituída pelo Bispo diocesano Dom Boaventura Kloppenburg. A bênção da pedra fundamental ocorreu dia 29 de setembro de 1987. Após vários anos em construção, com apoio de toda a diocese e ajuda externa, especialmente da Alemanha, o Seminário foi inaugurado oficialmente no dia 04 de março de 1990, recebendo, assim, os seminaristas. O primeiro Reitor foi o Pe. Pedro Stoffel.
  • Em 23 de maio de 1990 iniciam as obras do Centro Paroquial de Pastoral, localizado nos fundos da Igreja Matriz. O ADVENIAT faz uma doação para o início das obras. Os demais recursos são todos originários da paróquia, com diversas promoções, Ação Entre Amigos, festas populares, dízimo paroquial, diversas campanhas e doações. Suas obras foram concluídas em outubro de 1998. O prédio, de quatro andares, possui muitas salas, serviço administrativo, pastorais sociais e catequese, cozinha, refeitório, banheiros, almoxarifado. Moderno Auditório com 200 lugares e área livre no último andar para lazer e encontros festivos. Diante do prédio há um bonito pátio ajardinado e o piso feito com pedra-ferro, para passagem e estacionamento. É um investimento de grande retorno para a paróquia e fruto do esforço gigantesco do povo católico.
  • A partir da criação da Paróquia do Morro Reuter, em agosto de 1993, Dois Irmãos deu atenção especial aos diversos bairros da cidade, adquirindo terrenos e iniciando a construção de capelas e salões para as atividades pastorais e administrativas. São estes os bairros da paróquia: Portal da Serra, Bela Vista, Vale Verde, Vale Direito, Vila Becker, São João, Moinho Velho, São Miguel, Travessão e Primavera.
  • Em 30 de junho de 1994, o Bispo Dom Boaventura Kloppenburg assinou o decreto que alterou os limites geográficos da paróquia São Miguel, anexando a esta paróquia a Capela São João Batista, do Travessão-BR116

 

VITALIDADE PASTORAL E RELIGIOSA

         Um tom característico do povo de Dois Irmãos é a sua religiosidade. E ela se expressa na mística participativa, no fervor espiritual e na vontade de ser e agir como Igreja – Povo de Deus. Todos os sacerdotes que atuaram nesta paróquia manifestam este júbilo de encontrar no povo o vigor da fé e a prática religiosa como grande esteio da salvação cristã.

          Um primeiro tópico desta religiosidade é a grande participação nos atos litúrgicos, sobretudo da Santa Missa, sempre com o templo repleto de fiéis, criando sempre novas exigências para o atendimento adequado do povo cristão. Há uma busca dos sacramentos, com destaque especial à reconciliação, sendo necessários vários sacerdotes para as Confissões individuais, sobretudo na Páscoa e Natal. A prática do Canto Coral vem desde a origem da comunidade, com incentivo dos sacerdotes e Professor Paroquial, mantendo-se até hoje com os Corais Misto e Masculino Santa Cecília, cantando nas missas, enterros e outras  solenidades, religiosas e civis.

          Já se realizaram na paróquia muitas Santas Missões, fomentando na comunidade sempre mais um espírito de compromisso à Igreja. Algumas provocaram certos desentendimentos, logo contornados pela habilidade e espírito fraterno. Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja deu um salto qualitativo no que tange à participação e decisão dos fiéis leigos nos destinos da comunidade. Percebe-se isto pelo florescimento de variados setores pastorais e surgimento de ministérios a serviço da Igreja, ocasionando sempre novos desafios pela formação permanente, através de cursos, palestras, encontros e grupos. Destaque especial, ao longo da vida paroquial, para a causa das vocações e seminários, em que o povo, generoso por natureza, sempre foi fiel escudeiro no amparo aos seminaristas e manutenção dos seminários. Inúmeras ordenações sacerdotais aconteceram na história da Paróquia, sempre antecedidos por profunda preparação e ambientação cristã.

          Fiel às origens, a Paróquia mantém a missa em língua alemã, uma vez por mês. De muita importância é a celebração do Padroeiro São Miguel – 29 de setembro -, em que todo o povo conserva a bonita tradição de celebrar o KERB na data certa, invocando a proteção de São Miguel sobre as famílias e as diversas necessidades da vida humana e cristã.

         Não se pode deixar de mencionar a exemplar presença das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, tanto no Hospital São José, como da Escola, pelo testemunho de vida consagrada, a serviço do povo de Dois Irmãos. A saúde, a educação e a pastoral são grandes contribuições das religiosas para o aparecimento do espírito comunitário.

         O que contribuiu também para o florescimento da comunidade foi a presença benéfica e constante de diversos sacerdotes como auxiliares da paróquia que, juntamente com os párocos, semearam um bom ambiente de crescimento da fé e formação das diversas lideranças no desenrolar da história cristã deste povo.

         Atualmente, a vida pastoral da paróquia – matriz e bairros – é dividida em diversos setores, havendo em cada um, uma coordenação determinada. São estas as pastorais atualmente existentes: Catequese, Liturgia, Ministros da Pastoral, Pastorais Sociais(Cáritas Paroquial, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Mulher), Pastoral do Batismo, Pastoral da Juventude, Movimento do CLJ, Emaús, Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar, Corais, Coroinhas, Cursilho, ECC, Pastoral das Exéquias, Grupos de Famílias, Enfermagem, Grupos de Novenas, Projeto Rumo ao Novo Milênio, Capelinhas de Nossa Senhora,  Equipe de Zeladores do Dízimo, Seminaristas e Comunidade das Irmãs.

        Todos estes setores são devidamente acompanhados e avaliados em sua ação e testemunho pastoral, visando sempre dar vida e empolgação na transformação do Reino de Deus.

RELAÇÃO DOS PADRES SECULARES

     Os padres jesuítas, após muitos anos de atendimento à Paróquia São Miguel, a pedido dos seus superiores, foram substituídos pelos padres seculares. Segue a relação cronológica:

A – Pe.José Becker : assumiu a paróquia no dia 21 de janeiro de 1934  e permaneceu  até 05 de janeiro de 1935. Embora de passagem curta na comunidade, marcou pela sua  simplicidade e forte amor  à Igreja. Teve boas iniciativas, sempre voltadas ao bem dos paroquianos.

B – Pe.José Maria Kroetz: iniciou suas atividades dia 06 de janeiro de 1935, concluindo-as em 05 de janeiro de 1942. Ficou, assim, por sete anos na direção da paróquia, destacando a realização de Missões pelos padres redentoristas e deu um impulso forte para a Congregação Mariana, como também a preparação da Visita Pastoral do Arcebispo Dom João Becker, de Porto Alegre.

C – Pe.Valentim Weschenfelder: foi pároco durante 33 anos, tendo iniciado dia 06 de janeiro de 1942, concluindo em final de 1974, com a saúde abalada e idade  avançada. 

D – Pe.José Günther Büttenbender: assumiu a paróquia no dia 06 de janeiro de 1975 até o dia 12 de junho de 1976. É filho desta terra. No seu  período, foi celebrada a Primeira Missa na Igreja Matriz nova, no dia 23 de março, mesmo com as obras não concluídas.

E – Pe.Benno Deimling: tomou posse no dia 19 de junho de 1976, permanecendo até 1980. Desenvolveu seu trabalho pastoral com muito carisma, apesar das muitas dificuldades, especialmente financeiras. No seu  período falecia o Pe.Valentim Weschenfelder(20/02/1978).

F – Pe.Bráulio Aloysio Weber: tomou posse no dia 24 de fevereiro de 1980, sendo transferido em junho de 1984. No seu período foi criada a diocese de Novo Hamburgo(março de 1980).

G – Pe.Werno Blume: assumiu a paróquia no dia 24 de agosto de 1984 até maio de 1985, quando foi transferido para o Seminário da Diocese, em Canela. Teve grande esforço para atender a comunidade, marcada por conflitos de diversas naturezas.

H – Pe.Oscar Calsing: nomeado Administrador Paroquial em 05 de maio de 1985, despedindo-se da paróquia em 18 de junho de 1985. Veio para resolver graves situações pendentes há anos na paróquia, por solicitação expressa do Bispo Dom  Aloísio Sinésio Bohn.

I – Pe.Luiz Pedro Wagner: foi empossado dia 30 de junho de 1985 e despediu-se como pároco em 30 de dezembro de 1993. No seu pastoreio, a Paróquia sofreu expressivas transformações, tanto financeiras quanto pastorais, sempre procurando atender, e bem, todas as necessidades do povo católico da cidade.

J –  Pe.Luiz  Milton Zilles: iniciou suas atividades à frente da Paróquia no dia 01 de janeiro de 1994.

L – Pe. Romeo Schorr,

M –  Pe. Paulo Justino Bervian,

N –  Pe. Dirceu Ritter, atual Pároco.

 

To Top